terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Audiência pública debateu questões da saúde; Marquinho lamentou ausência de representante de hospital



A Câmara Municipal  realizou discutiu questões relacionadas à saúde pública no município durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (20)  quando também esteve em pauta a perspectiva de utilização das dependências da Casa de Saúde e Maternidade São Carlos, que encerrou suas atividades.

A audiência foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Julio Cesar (Democratas) e conduzida pelo vereador Marquinho Amaral (PMDB), que propôs a realização do evento junto à Comissão de Saúde da Casa.
Estiveram presentes:  o secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo Colenci, o procurador da Prefeitura, Alexandre Carreira Martins Gonçalves, o presidente da 30ª. Subsecção da OAB, Renato Barros e o diretor superintendente da Santa Casa, Daniel Bonini. Participaram além de Marquinho e assessoria do presidente Julio Cesar, os vereadores Lucão Fernandes, Cidinha do Oncológico, Elton Carvalho, Luis Henrique, Malabim, Rodson Magno do Carmo, Roselei Françoso, Robertinho Mori Roda, João Muller, Chico Loco, Moises Lazarine, Leandro Guerreiro, Azuaite França e Dimitri Sean.

No início dos debates, Marquinho lamentou a ausência do advogado dos cotistas da Casa de Saúde e Maternidade São Carlos, Luiz Claudio de Toledo Picchi, que foi convidado para comparecer à audiência.

Acerca da situação do hospital, o procurador da Prefeitura Alexandre Gonçalves informou que o processo administrativo de desapropriação está em fase inicial e o secretário Colenci informou que a atual administração municipal aguarda o desfecho para definir a destinação da área para mais um equipamento público na área de saúde que São Carlos necessita. Colenci cogitou sobre o uso do prédio para abrigar centros de referencia ou unidade da área de oncologia, admitindo conversas com o Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, e com outras instituições de saúde.
Os vereadores Chico Loco, Cidinha do Oncológico, Moises Lazarine, João Muller e Roselei Françoso apresentaram questionamentos sobre a destinação do hospital. Chico Loco citou a possibilidade de instalação de uma unidade do Hospital do Servidor Público Estadual. 

Também usou a tribuna o presidente da OAB local, Renato Barros, que informou sobre nota oficial da entidade em defesa da retomada do hospital e definição de uma nova destinação.  

Outro aspecto abordado na audiência pública foi a preocupação da Comissão de Saúde, presidida pelo vereador Lucão Fernandes, com recentes mortes de mulheres ocorridas na Maternidade Dona Francisca Cintra Silva.  Lucão falou sobre ofício enviado à Santa Casa, solicitando acompanhamento da sindicância instaurada para apurar responsabilidades.
Sobre o tema se pronunciou o superintendente da Santa Casa, Daniel Bonini,que comunicou sobra a abertura da sindicância “para elucidar e identificar fatos de natureza grave”, informando que relatório será divulgado em 30 dias.Bonini comentou fatos relacionados à Santa Casa, informando que as contas do hospital são auditadas por órgãos independentes.

Na parte final da audiência o secretário municipal Carlos Eduardo Colenci respondeu a questionamentos de vereadores sobre atividades da pasta. A procuradoria se comprometeu a enviar cópia do processo da Casa de Saúde à Câmara Municipal. 

O vereador Marquinho Amaral voltou a lamentar a ausência de representante da Casa de Saúde e disse esperar pelo encaminhamento dos assuntos tratados “para que possamos manter parceria com as entidades ligadas à saúde e o Executivo”. “É preciso deixar de lado as bandeiras ideológicas para que possamos fazer um trabalho conjunto para tirar São Carlos desse tsunami que passou pela cidade nos últimos quatro anos”, declarou.
 
RELATÓRIOS DA SAÚDE – Nesta quarta-feira (22), a Câmara Municipal volta a tratar da saúde pública em São Carlos na audiência pública marcada para as 10h, quando a secretaria municipal de Saúde promoverá a apresentação de relatórios da pasta, referentes ao 3º quadrimestre de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário