A) Tema da Aula:
MÚSICA "NÃO ESQUEÇAM DE CITAR AS REFERÊNCIAS"
B) Objetivo:
- OUVIR, PERCEBER E DISCRIMINAR EVENTOS SONOROS
DIVERSOS, FONTES SONORAS E PRODUÇÕES MUSICAIS;
- CONHECER MÚSICAS DE DIFERENTES GÊNEROS, RITMOS E
ESTILOS;
- BRINCAR COM A MÚSICA, INVENTAR E REPRODUZIR
CRIAÇÕES MÚSICAIS;
-VIVENCIAR CANTIGAS POPULARES.
C) Característica dos Alunos:
Faixa etária de 01 a 02 anos
Tempo
estimado das atividades:
MÍNIMO DE 10 MINUTOS EM CADA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
E NO MÁXIMO 20 MINUTOS NA PRÁTICA DELA. NO TOTAL 30 MIN.
D) Materiais:
CD DE CANÇÕES INFANTÍS GRAVADAS.
VIOLÃO (CASO FALTE O RÁDIO).
RÁDIO CD.
LATAS DE TINTA VAZIA
VARETAS DE FAZER PIPAS DE (BAMBÚ)
1º
atividade:
APRECIAÇÃO MUSICAL
-ESCUTAR AS OBRAS MUSICAIS VARIADAS
-PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES EM SITUAÇÃO QUE
HAJA MÚSICAS, CANÇÕES E MOVIMENTOS CORPORAIS.
-O PROFESSOR PODE ESCOLHER MÚSICAS CONHECIDAS E
INTERPRETÁ-LÁS JUNTO COM OS ALUNOS
-SUGESTÃO DE CANTIGAS INFANTÍS: “A CANOA VIROU”; “SE
EU FOSSE UM PEIXINHO”; “A BARATA”; “SAMBALELÊ”; “PIRULITO QUE BATE-BATE”...
-A INTERAÇÃO DO PROFESSOR COM A TURMA É MUITO
IMPORTANTE, POIS A FAIXA ETÁRIA INDICADA DISPERSA MUITO RAPIDO POR ISSO A
VARIAÇÃO DO REPERTÓRIO MÚSICAL É MUITO IMPORTANTE.
DESENVOLVIMENTO
DA AULA:
-OS ALUNOS SEGUEM EM FILEIRA E SÃO DISPOSTOS EM ÁREA
DE AULA PELO PROFESSOR FORMANDO UM CIRCULO BEM GRANDE PRÓXIMO AO RÁDIO CD.
-PESQUISAR COM OS ALUNOS O PRÉVIO CONHECIMENTO DE
ALGUMA CANTIGA E/OU MÚSICA INFANTIL QUE PODE TER APRENDIDO COM O PAPAI OU COM A
MAMÃE EM CASA;
-ALUNOS QUE SAIBAM A CANTIGA PODE PUXAR O CORO JUNTO
COM O PROFESSOR, INCENTIVANDO SEUS COLEGAS A FAZEREM O MESMO.
2º ATIVIDADE:
BATE-LATA
PERGUNTAR PARA
OS ALUNOS SE JÁ BRINCARAM DE BATE-LATA, E A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS
IR VIVENCIANDO OS SONS QUE SAEM AO BATER COM A VARETA NA LATA COM A MÚSICA DO
RÁDIO E/OU DO VIOLÃO DO PROFESSOR.
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
-ALUNOS
DISPOSTOS EM ÁREA DE AULA COM O FORMATO DE “U” SENDO O PROFESSOR A REFERÊNCIA
PARA A TURMA, SENDO UM LOCAL PRIVILEGIADO VISTO POR TODOS;
-APÓS A
PERCEPÇÃO DOS SONS O RITMO DAS BATIDAS COMEÇAM A SAIR;
-CASO HAJA
DIFICULDADES DE IMPOR O RITMO DURANTE A INICIAÇÃO, PODE SER COMEÇADA COM PALMAS
E DEMONSTRAÇÕES COM GESTOS;
- ALTERNANDO
MÚSICAS COM RITMO MAIS RÁPIDO COM OUTRAS LENTAS.
-SUGERIR A
INTRODUÇÃO DOS SONS SEM O RÁDIO CD
pARTE
FINAL
BATE-PAPO COM OS ALUNOS QUE SERVIRÁ DE PARÂMETROS
COMPARATIVOS PARA A PREPARAÇÃO DO PRÓXIMO PLANO DE AULA.
E) Referências:
BRITO,
Teca, Alencar de. Música na educação infantil: Propostas para a formação
integral
da criança. 2°. Ed. São Paulo: Editora Peiropólis, 2005.
CRUZ,
Maria de Nazaré. Refletindo sobre as cantigas de roda. 4°. Ed. Rio de
Janeiro:
Editora: O portão das letras, 1999.
FAUSTINI,
Maria do Carmo. A cantiga de roda como atividade para a educação
infantil.
4°. Ed. São Paulo: Editora Alce, 1996.
Boa tarde... não encontro os livros das referências!!poderia me ajudar?
ResponderExcluir