terça-feira, 26 de maio de 2015

PLANO DE AULA: MÚSICA

A)   Tema da Aula:

MÚSICA                                 "NÃO ESQUEÇAM DE CITAR AS REFERÊNCIAS"


B)   Objetivo:

- OUVIR, PERCEBER E DISCRIMINAR EVENTOS SONOROS DIVERSOS, FONTES SONORAS E PRODUÇÕES MUSICAIS;

- CONHECER MÚSICAS DE DIFERENTES GÊNEROS, RITMOS E ESTILOS;

- BRINCAR COM A MÚSICA, INVENTAR E REPRODUZIR CRIAÇÕES MÚSICAIS;

-VIVENCIAR CANTIGAS POPULARES.


C)   Característica dos Alunos:

Faixa etária de 01 a 02 anos


Tempo estimado das atividades:

MÍNIMO DE 10 MINUTOS EM CADA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM E NO MÁXIMO 20 MINUTOS NA PRÁTICA DELA. NO TOTAL 30 MIN.


D)   Materiais:

CD DE CANÇÕES INFANTÍS GRAVADAS.
VIOLÃO (CASO FALTE O RÁDIO).
RÁDIO CD.
LATAS DE TINTA VAZIA
VARETAS DE FAZER PIPAS DE (BAMBÚ)

      1º atividade:

APRECIAÇÃO MUSICAL

-ESCUTAR AS OBRAS MUSICAIS VARIADAS

-PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES EM SITUAÇÃO QUE HAJA MÚSICAS, CANÇÕES E MOVIMENTOS CORPORAIS.

-O PROFESSOR PODE ESCOLHER MÚSICAS CONHECIDAS E INTERPRETÁ-LÁS JUNTO COM OS ALUNOS

-SUGESTÃO DE CANTIGAS INFANTÍS: “A CANOA VIROU”; “SE EU FOSSE UM PEIXINHO”; “A BARATA”; “SAMBALELÊ”; “PIRULITO QUE BATE-BATE”...

-A INTERAÇÃO DO PROFESSOR COM A TURMA É MUITO IMPORTANTE, POIS A FAIXA ETÁRIA INDICADA DISPERSA MUITO RAPIDO POR ISSO A VARIAÇÃO DO REPERTÓRIO MÚSICAL É MUITO IMPORTANTE.


DESENVOLVIMENTO DA AULA:

-OS ALUNOS SEGUEM EM FILEIRA E SÃO DISPOSTOS EM ÁREA DE AULA PELO PROFESSOR FORMANDO UM CIRCULO BEM GRANDE PRÓXIMO AO RÁDIO CD.

-PESQUISAR COM OS ALUNOS O PRÉVIO CONHECIMENTO DE ALGUMA CANTIGA E/OU MÚSICA INFANTIL QUE PODE TER APRENDIDO COM O PAPAI OU COM A MAMÃE EM CASA;

-ALUNOS QUE SAIBAM A CANTIGA PODE PUXAR O CORO JUNTO COM O PROFESSOR, INCENTIVANDO SEUS COLEGAS A FAZEREM O MESMO.


 2º ATIVIDADE:

BATE-LATA

PERGUNTAR PARA OS ALUNOS SE JÁ BRINCARAM DE BATE-LATA, E A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS IR VIVENCIANDO OS SONS QUE SAEM AO BATER COM A VARETA NA LATA COM A MÚSICA DO RÁDIO E/OU DO VIOLÃO DO PROFESSOR.

DESENVOLVIMENTO DA AULA:

-ALUNOS DISPOSTOS EM ÁREA DE AULA COM O FORMATO DE “U” SENDO O PROFESSOR A REFERÊNCIA PARA A TURMA, SENDO UM LOCAL PRIVILEGIADO VISTO POR TODOS;

-APÓS A PERCEPÇÃO DOS SONS O RITMO DAS BATIDAS COMEÇAM A SAIR;

-CASO HAJA DIFICULDADES DE IMPOR O RITMO DURANTE A INICIAÇÃO, PODE SER COMEÇADA COM PALMAS E DEMONSTRAÇÕES COM GESTOS;

- ALTERNANDO MÚSICAS COM RITMO MAIS RÁPIDO COM OUTRAS LENTAS.

-SUGERIR A INTRODUÇÃO DOS SONS SEM O RÁDIO CD

pARTE FINAL

BATE-PAPO COM OS ALUNOS QUE SERVIRÁ DE PARÂMETROS COMPARATIVOS PARA A PREPARAÇÃO DO PRÓXIMO PLANO DE AULA.

E)   Referências:


BRITO, Teca, Alencar de. Música na educação infantil: Propostas para a formação
integral da criança. 2°. Ed. São Paulo: Editora Peiropólis, 2005.


CRUZ, Maria de Nazaré. Refletindo sobre as cantigas de roda. 4°. Ed. Rio de
Janeiro: Editora: O portão das letras, 1999.

FAUSTINI, Maria do Carmo. A cantiga de roda como atividade para a educação

infantil. 4°. Ed. São Paulo: Editora Alce, 1996.

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