terça-feira, 26 de maio de 2015

PLANO DE AULA MOVIMENTO

A)   Tema da Aula:

MOVIMENTO                                      "NÃO ESQUEÇAM DE CITAR AS REFERÊNCIAS"


B)   Objetivo:

OS OBJETIVOS ESTABELECIDOS DEVERÃO SER APROFUNDADOS E AMPLIADOS, GARANTINDO-SE, AINDA, OPORTUNIDADES PARA QUE AS CRIANÇAS SEJAM CAPAZES DE:

- AMPLIAR AS POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS DO PRÓPRIO MOVIMENTO, UTILIZANDO GESTOS DIVERSOS E RITMO CORPORAL NAS SUAS BRINCADEIRAS, DANÇAS, JOGOS E DEMAIS SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO;

-EXPLORAR DIFERENTES QUALIDADES E DINÂMICAS DO MOVIMENTO, COMO FORÇA, VELOCIDADE, RESISTÊNCIA E FLEXIBILIDADE, CONHECENDO GRADATIVAMENTE OS LIMITES E POTENCIALIDADES DO SEU CORPO;

-CONTROLAR GRADUALMENTE O PRÓPRIO CORPO

-APROPRIAR-SE PROGRESSIVAMENTE DA IMAGEM GLOBAL DO SEU CORPO, CONHECENDO E IDENTIFICANDO SEUS SEGMENTOS E ELEMENTOS E DESENVOLVIMENTO CADA VEZ MAIS UMA ATITUDE DE INTERESSE E CUIDADO COM O PRÓPRIO CORPO.


C)   Característica dos Alunos:

Faixa etária de 01 a 02 anos


Tempo estimado das atividades:

MÍNIMO DE 10 MINUTOS EM CADA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM E NO MÁXIMO 20 MINUTOS NA PRÁTICA DELA. NO TOTAL 30 MIN.


D)   Materiais:

ÁREA EM QUE SE DÊ PARA BRINCAR DE RODA
BOLA


      1º atividade:

Indagá-las se já brincaram DE RODA. APARECERÃO VÁRIAS OPNIÕES E DEMONSTRAÇÕES. A PARTIR DESSA IDÉIA, INICIAR A FORMAÇÃO DE RODA COM TODAS AS CRIANÇAS E A ESCOLHA PELA CANTIGA (RODA-RODA - RODA). NA SEQUÊNCIA, A DEMONSTRAÇÃO DA BRINCADEIRA PARA AQUELES QUE AINDA NÃO CONHECEM.






DESENVOLVIMENTO DA AULA:

DE MÃOS DADAS UMA COM AS OUTRAS, AS CRIANÇA FORMARÃO UM CIRCULO E A PROFESSORA ORIENTARÁ PARA QUAL LADO IRÃO GIRAR. DESTACAR A ATENÇÃO PARA QUANDO FOR O MOMENTO DE PARAR PARA A AÇÃO DE BATER OS PÉS E AS MÃOS CONFORME A CANTIGA RODA – RODA - RODA E CONTINUARÃO A GIRAR COM A RODA ATÉ O FINAL DA CANTIGA, QUANDO TODAS AGACHARÃO NO CHÃO.




 2º ATIVIDADE:

BATATA QUENTE

INDAGAR AS CRIANÇAS SE JÁ BRINCARAM DE BATATA QUENTE, ATRAVÉS DOS CONHECIMENTOS LEVANTADOS EXPLICAR COMO SE BRINCA.



DESENVOLVIMENTO DA AULA:

ORGANIZAR O CÍRCULO E QUEM FICARÁ NO CENTRO DA RODA COM OS OLHOS VENDADOS E CANTARÁ A CANÇÃO BATATA QUENTE E OS OUTROS PASSARÃO A BOLA DE MÃOS EM MÃOS. A TRANSIÇÃO DA BOLA OCORRERÁ ATÉ O MOMENTO QUE A CRIANÇA QUE ESTIVER NO CENTRO DISSER “QUEIMOU”.
A CRIANÇA QUEIMADA SAIRÁ DA RODA E PODERÁ VOLTAR A BRINCAR APÓS TODOS SEREM QUEIMADOS.




pARTE FINAL

BATE-PAPO COM OS ALUNOS QUE SERVIRÁ DE PARAMETROS COMPARATIVOS PARA A PREPARAÇÃO DO PRÓXIMO PLANO DE AULA.


E)   Referências:


ALENCAR, SYlvia. A música na Educação Infantil. 4°. Ed. São Paulo: Editora
Paternoni, 2010.

ALMEIDA, Marcus, Vinicius, Machado de Almeida. A Ciranda Brasileira. 3°. Ed.
São Paulo: Editora Montreal, 2004.

BARROS, Manoel de. As cantigas de roda na educação infantil. 4°. Ed. Rio de
Janeiro: Forense, 2010.


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