A) Tema da Aula:
MOVIMENTO "NÃO ESQUEÇAM DE CITAR AS REFERÊNCIAS"
B) Objetivo:
OS OBJETIVOS ESTABELECIDOS DEVERÃO SER APROFUNDADOS E
AMPLIADOS, GARANTINDO-SE, AINDA, OPORTUNIDADES PARA QUE AS CRIANÇAS SEJAM
CAPAZES DE:
- AMPLIAR AS POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS DO PRÓPRIO
MOVIMENTO, UTILIZANDO GESTOS DIVERSOS E RITMO CORPORAL NAS SUAS BRINCADEIRAS,
DANÇAS, JOGOS E DEMAIS SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO;
-EXPLORAR DIFERENTES QUALIDADES E DINÂMICAS DO
MOVIMENTO, COMO FORÇA, VELOCIDADE, RESISTÊNCIA E FLEXIBILIDADE, CONHECENDO
GRADATIVAMENTE OS LIMITES E POTENCIALIDADES DO SEU CORPO;
-CONTROLAR GRADUALMENTE O PRÓPRIO CORPO
-APROPRIAR-SE PROGRESSIVAMENTE DA IMAGEM GLOBAL DO
SEU CORPO, CONHECENDO E IDENTIFICANDO SEUS SEGMENTOS E ELEMENTOS E
DESENVOLVIMENTO CADA VEZ MAIS UMA ATITUDE DE INTERESSE E CUIDADO COM O PRÓPRIO
CORPO.
C) Característica dos Alunos:
Faixa etária de 01 a 02 anos
Tempo
estimado das atividades:
MÍNIMO DE 10 MINUTOS EM CADA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
E NO MÁXIMO 20 MINUTOS NA PRÁTICA DELA. NO TOTAL 30 MIN.
D) Materiais:
ÁREA EM QUE SE DÊ PARA BRINCAR DE RODA
BOLA
1º
atividade:
Indagá-las se já brincaram DE RODA. APARECERÃO VÁRIAS
OPNIÕES E DEMONSTRAÇÕES. A PARTIR DESSA IDÉIA, INICIAR A FORMAÇÃO DE RODA COM
TODAS AS CRIANÇAS E A ESCOLHA PELA CANTIGA (RODA-RODA - RODA). NA SEQUÊNCIA, A
DEMONSTRAÇÃO DA BRINCADEIRA PARA AQUELES QUE AINDA NÃO CONHECEM.
DESENVOLVIMENTO
DA AULA:
DE MÃOS DADAS UMA COM AS OUTRAS, AS CRIANÇA FORMARÃO
UM CIRCULO E A PROFESSORA ORIENTARÁ PARA QUAL LADO IRÃO GIRAR. DESTACAR A
ATENÇÃO PARA QUANDO FOR O MOMENTO DE PARAR PARA A AÇÃO DE BATER OS PÉS E AS
MÃOS CONFORME A CANTIGA RODA – RODA - RODA E CONTINUARÃO A GIRAR COM A RODA ATÉ
O FINAL DA CANTIGA, QUANDO TODAS AGACHARÃO NO CHÃO.
2º ATIVIDADE:
BATATA QUENTE
INDAGAR AS
CRIANÇAS SE JÁ BRINCARAM DE BATATA QUENTE, ATRAVÉS DOS CONHECIMENTOS LEVANTADOS
EXPLICAR COMO SE BRINCA.
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
ORGANIZAR O
CÍRCULO E QUEM FICARÁ NO CENTRO DA RODA COM OS OLHOS VENDADOS E CANTARÁ A
CANÇÃO BATATA QUENTE E OS OUTROS PASSARÃO A BOLA DE MÃOS EM MÃOS. A TRANSIÇÃO
DA BOLA OCORRERÁ ATÉ O MOMENTO QUE A CRIANÇA QUE ESTIVER NO CENTRO DISSER
“QUEIMOU”.
A CRIANÇA
QUEIMADA SAIRÁ DA RODA E PODERÁ VOLTAR A BRINCAR APÓS TODOS SEREM QUEIMADOS.
pARTE
FINAL
BATE-PAPO COM OS ALUNOS QUE SERVIRÁ DE PARAMETROS
COMPARATIVOS PARA A PREPARAÇÃO DO PRÓXIMO PLANO DE AULA.
E) Referências:
ALENCAR,
SYlvia. A música na Educação Infantil. 4°. Ed. São Paulo: Editora
Paternoni,
2010.
ALMEIDA,
Marcus, Vinicius, Machado de Almeida. A Ciranda Brasileira. 3°. Ed.
São
Paulo: Editora Montreal, 2004.
BARROS,
Manoel de. As cantigas de roda na educação infantil. 4°. Ed. Rio de
Janeiro:
Forense, 2010.
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