Do Sãocarlosagora.com.br
Por Marcos Escrivani 02/06/2017
Uma tragédia anunciada: no dia 15 de maio, o São Carlos Agora em primeira mão, tornou público o possível encerramento das atividades da Casa da Criança, localizada na rua Dona Ana Prado, na Vila Prado.
O que era uma possibilidade, se tornou um fato: na manhã desta sexta-feira, 2, a direção da entidade confirmou com exclusividade ao portal, a suspensão das atividades por tempo indeterminado. Consequentemente 63 crianças (com idade entre 7 e18 anos) deixam de ser atendidas.
Caso não haja uma mobilização que uma a sociedade são-carlense, principalmente as autoridades políticas, o fechamento da entidade assistencial possa ser uma triste realidade.
Na manhã desta sexta-feira, o SCA entrou em contato com a direção da Casa da Criança e o ar de tristeza era imenso.
"Iríamos completar 23 anos de atendimento ininterrupto às crianças em agosto. Agora fica essa tristeza enorme, essa lamentação. Um sentimento de nadar, nadar, nadar e morrer na praia. Temos noção que concluímos um trabalho com êxito. Mas por outro lado, fica em aberto o que poderíamos continuar a fazer pelos jovens de São Carlos", disse o diretor administrativo Gustavo Biagioni.
Com a suspensão das atividades foram dispensadas 10 pessoas. "Hoje tem somente dois funcionários trabalhando. Essa suspensão é por tempo indeterminado", emendou Biagioni.
CUSTOS
De acordo com o diretor administrativo, o motivo da suspensão é a falta de recursos financeiros. Hoje, a Casa da Criança demanda aproximadamente R$ 25 mil mensais. "Não conseguimos arrecadar esse montante para saldar nossas despesas. Estamos sem verba para prosseguir o trabalho", salientou. "Mas procuramos incessantemente alternativas para que possamos tentar voltar a funcionar.
Faço um apelo a sociedade são-carlense: que olhe com carinho e com atenção para a Casa da Criança. Queremos voltar a funcionar normalmente e estamos estimulados a reerguer a instituição. Mas necessitamos do apoio de todos", garantiu.
TRISTE REALIDADE
Caso se consuma o fechamento da Casa da Criança, será o segundo encerramento de atividades de entidades que assistem pessoas carentes.
Também por falta de recursos, em fevereiro, o Cantinho de Luz encerrou atividades e deixou de atender 13 idosos.
PREFEITURA RESPONDE
O São Carlos Agora manteve contato com a Prefeitura Municipal e em nota, a assessoria de imprensa deu a versão oficial do município:
"A Prefeitura comunica que em virtude de alteração realizada pela a entidade no plano de trabalho, a Comissão de Prestação de Contas e o Conselho de Assistência Social solicitaram a análise das contas, portanto somente após essa aprovação é que o município poderá repassar os recursos para a Casa da Criança. A Prefeitura reafirma, ainda, que os recursos estão disponíveis, porém essa é uma exigência do Tribunal de Contas para aprovação de recursos para o terceiro setor".
Nenhum comentário:
Postar um comentário