quinta-feira, 8 de junho de 2017

Audiência pública expõe risco de degradação da área central e propõe ampliar debate com a sociedade



A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (7) uma audiência pública que estabeleceu importante debate sobre o risco de degradação e transformações da região central da cidade, mais especificamente o entorno do mercado municipal.

A audiência foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Julio Cesar (Democratas), e conduzida pelo vereador João Muller (PMDB), presidente da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento, que propôs a realização do evento por meio do requerimento No.0864, aprovado por unanimidade.

 João Muller propôs no final da audiência, que teve duração de 2h15,que diante da complexidade do tema as discussões tenham continuidade no Fórum Municipal Permanente de Planejamento de Políticas Públicas, proposto pelo vereador Azuaite França (PPS) e aprovado na sessão da última terça-feira. Muller propôs também que a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) contrate uma pesquisa de opinião pública para conhecer o perfil e o pensamento dos consumidores e frequentadores do comércio da região central da cidade.

A mesa principal da audiência pública contou, além do propositor, com as presenças do secretário municipal de Transporte e Trânsito,  Antonio Clovis Pinto Ferraz, o Coca, do secretário municipal de Obras, Reginaldo Peronti, do presidente da ACISC, José Fernando Domingues, do comandante do 38º.Batalhão da Polícia Militar, Alexandre Wellington de Souza, do Comandante da 1ª.Companhia da Polícia Militar, Capitão Paulo Roberto Nucci, do diretor de Segurança Pública do Município, Samir Gardini e da representante do Sindicado do Comércio Varejista, Vanessa Gurian.Na abertura da audiência esteve presente o vice-prefeito e secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Giuliano Cardinalli, que na sequência esteve representado pelo chefe de gabinete da pasta, Douglas Pinheiro.  Walcinyr Bragatto, secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, também esteve presente. Compareceram os vereadores Azuaite França (PPS), Chico Loco (PSB),Lucão Fernandes (PMDB),  Moisés Lazarine (Democratas), Sérgio Rocha (PTB),Malabim (PTB) e Edson Ferreira (PRB) e Leandro Guerreiro (PSB).

O primeiro a usar a tribuna foi o secretário de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, que apresentou suas ideias como professor sobre as questões de mobilidade e acessibilidade na região central da cidade. Entre os debatedores, foram dominantes os temas relacionados à segurança pública, acessibilidade, problemas do calçadão da rua General Osório, preservação do centro histórico, obras como o boulevard no entorno do mercado municipal e outros temas. Discursaram o secretário de Obras, Reginaldo Peronti, o presidente da ACISC,José Fernando Domingues, o Comandante do 38º.BPM-I, Tenente Coronel Alexandre Wellington de Souza e o diretor municipal de Segurança Pública, Samir Gardini.

Entre os vereadores se manifestaram sobre o assunto Chico Loco,Lucão Fernandes,Sérgio Rocha,Malabim, Azuaite França, Moisés Lazarine e Edson Ferreira. Ao ser aberta a palavra às pessoas presentes à sala das sessões da Câmara, foram à tribuna os professores do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP e ex-secretários municipais,  Carlos Martins e Renato Anelli, o comerciante Marcelo Bernasconi, o arquiteto do departamento de projetos urbanos da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Tauyr e o ex-vereador Lineu Navarro.

No encerramento da audiência, João Muller advertiu que se não forem tomadas medidas governamentais de curto, médio e longo prazo, a situação de degradação da área central da cidade tende a se agravar. “É extremamente importante continuar discutindo esse tema”, acrescentou, apontando para a inclusão da questão do centro da cidade nas discussões do Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas. Após concordância do presidente da ACISC sobre a possibilidade de realização de pesquisa de opinião, o vereador Moises Lazarine também propôs que a Câmara realize uma consulta pública sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário