Do Saocarlosagora.com.br
13/06/2017
Quase toda a equipe médica do Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de São Carlos estará envolvida em mais uma etapa do mutirão de cirurgias de catarata e pterígio. Os médicos Celso Davi Lopes, coordenador do ambulatório; Luis Otávio Ribeiro e Rossatelle Neto estarão trabalhando no próximo dia 17 de junho, sábado, a partir das 7h para iniciarem as cirurgias.
Ao todo neste dia serão operados 100 pacientes com problemas de catarata e 50 pacientes com pterígio. Além da equipe médica, também o apoio do grupo de enfermagem do ambulatório e da Santa Casa será fundamental para dar o suporte necessário para os pacientes seja na aplicação de colírios e na organização da lista para que todos possam ser operados dentro da maior tranquilidade. As cirurgias como de costume são bem rápidas. Levam cerca de 3 minutos e o paciente já deixa o Centro Cirúrgico enxergando, o que emociona muita gente que está lá esperando a sua vez.
A Secretaria Municipal de Saúde através do secretário Carlos Eduardo Colenci e também o prefeito Airton Garcia apoiam efetivamente os mutirões. No primeiro do ano ambos e mais alguns vereadores estiveram acompanhando de perto até mesmo dentro do Centro Cirúrgico como são realizadas as cirurgias de catarata que é o principal foco do Ambulatório de Oftalmologia nesse momento.
A fila de espera ainda é muito grande estima-se que mais de mil pessoas ainda precisam fazer essa cirurgia, pois a doença as vezes ataca os dois olhos e apenas um é operado no dia e depois é preciso aguardar pelo próximo mutirão.
De acordo com o secretário Colenci o objetivo é que todo o mês aconteça um mutirão para dar a população esse benefício que além de físico é também social, pois melhora muito a qualidade de vida das pessoas. A maioria que faz a cirurgia são pessoas idosas e carentes e todas precisam no dia da cirurgia ter uma pessoa acompanhando.
Logo após cada cirurgia, o grupo de enfermagem, atendentes, passam todas as orientações do pós-operatório e já no dia seguinte são avaliadas para saber se todos os procedimentos passados foram adotados para evitar qualquer tipo de complicação. Outra prevenção que foi adotada pela equipe médica do Ambulatório é que todos os pacientes que deixam a sala do Centro Cirúrgico já recebam óculos escuros para não receberem de imediato a claridade nos olhos.
O coordenador do Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa Celso Davi Lopes espera cumprir nesse ano boa parte da agenda das pessoas já cadastradas para as cirurgias e as que ainda não fizeram o cadastramento ele lembra o seguinte"; ainda não somos o que chamamos de porta aberta para marcar de imediato a cirurgia para a pessoa, ela precisa antes se dirigir ao Posto de Saúde próximo de sua residência ou então passar por uma consulta prévia no Centro de Especialidades e levar a guia para o nosso Ambulatório que daí por diante nossa equipe de enfermagem e atendentes darão continuidade ao processo e essas pessoas já ficam habilitadas para participarem do próximo mutirão; adiantou.
Colenci disse que é um ganho sem precedentes poder ajudar a população que tem esse problema de visão: "Estamos apoiando os mutirões pois reconhecemos a importância e os benefícios que essas cirurgias traz para quem vive com esse problema, muitos até durante anos, mas que agora ganham essa oportunidade de voltar a enxergar e com isso aumentar também a auto estima de cada um deles; ressaltou o secretário.
Nos próximos dias já deve ser definida a data do mutirão de julho e quantas pessoas poderão ser atendidas através do trabalho da equipe médica do Ambulatório de Oftalmologia e da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
SERVIÇO
Mutirão de cirurgias de catarata e peterígio
Quando: dia 17 de junho
Onde: Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa
Horário: a partir das 7h
Informações: telefone (16) 34126556 ou 3509-1194
Nenhum comentário:
Postar um comentário