terça-feira, 9 de maio de 2017

Opinião: A polêmica em torno do show de Wesley Safadão

Por Renato Chimirri
Sãocarlosemrede.com.br 09/05/2017

Opinião: A polêmica em torno do show de Wesley Safadão

A polêmica em torno do show do cantor Wesley Safadão em São Carlos escancarou duas realidades: se o show fez barulho e incomodou pessoas em alguns bairros é reconhecido que essas têm direito ao sossego e precisam dormir, mas se é verdade que os organizadores cumpriram todos os preceitos legais para a realização dos mesmos é fundamental que se aprimore a legislação para que pessoas não sejam incomodadas, afinal milhares de outras tem o sagrado direito de gostar do cantor (e de outros também) e frequentar um show promovido na cidade.
Não podemos pensar apenas em provincianismo e dizer que São Carlos é uma cidade retrógrada que não aceita o show, isso seria apenas chover no molhado. Temos que discutir a lei para a realização desses eventos. Ou seja, precisamos legislar de uma forma em que a sociedade em sua totalidade seja protegida, ou seja, quem queria ver o show do Safadão e também quem precisava dormir seu sono sagrado de descanso e com isso ir trabalhar ou para os seus afazeres do outro dia.
Do ponto de vista econômico é fundamental que vejamos que cada esbarrada que damos num evento para a cidade o prestígio do município vai para a lona. Senão observemos, quando a Feira Mundo Mix foi ridiculamente barrada na cidade a grita na internet, sobretudo dos mais jovens grandes consumidores deste tipo de evento foi grande. Quem perdeu? Certamente a economia local que já está combalida e as pessoas que lideram grupos que poderiam buscar intervenções para essas melhorias ainda não entenderam que proibir outros eventos é uma política fadada ao fracasso. O melhor seria detectar quais os problemas do comércio local: preço? Atendimento? Oferta de mercadorias? Revitalização dos locais públicos pela Prefeitura?  Disso não vi ninguém falar nada até agora...
Pois bem, se São Carlos deixar de receber shows de porte como o de um ícone da música popular como o Wesley Safadão (não sou fã de sua música, mas reconheço que tem gente que gosta), o município começará a entrar numa decadência cultural gigante e sairá decididamente da rota dos grandes eventos.
Um show deste porte também gera emprego, renda e até impostos para a cidade. É bem verdade, e volto a repetir, que o som não deve e não pode incomodar ninguém, sendo assim passou da hora de exigir uma lei que não permita problemas deste tipo em eventos futuros. Porém, São Carlos não pode deixar de recebê-los sob pena de se transformar apenas num pequeno município conhecido por estar entre Araraquara e Rio Claro.
Renato Chimirri
Imagem: Portal de Wesley Safadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário