domingo, 8 de julho de 2018

CAIU NO GOLPE DA CARAVANA, VIAGEM OU EXCURSÃO? SIGA AS DICAS E FUJA DA ENGANAÇÃO!

05 JUL 2018 – 13h48Por (*) JONER NERY
Do Saocarlosagora.com.br

foto-nova-jomer-nery_2

O artigo de hoje traz uma situação que infelizmente é mais comum do que o Consumidor imagina.  Ao realizar a contratação de uma “caravana, excursão ou viagem”, podemos estar caindo em um terrível golpe.
Tais golpistas aproveitam da ansiedade e boa-fé alheia para enganar quem deseja organizar ou participar de uma viagem e a vítima geralmente é seduzida pelos baixos preços e anúncios com programações inexistentes.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Recomendo que caravanas, excursões e viagens – principalmente as internacionais, sejam compradas apenas junto a agentes de viagem qualificados.

É muito importante que essa compra seja amparada por documentação (contrato) que detalhe e comprove o produto que está sendo comprado (nome da empresa fornecedora, nome da agência emissora, nome dos passageiros, nome da empresa transportadora, datas de saída e de chegada, tipo de acomodação, valor total do produto comprado, valor pago, detalhamento do seguro viagem, das taxas e impostos incluídos e excluídos, etc.)

Nunca faça negócio e pague antecipadamente por viagens e excursões anunciadas em página do facebook, por exemplo, este é o local que os golpistas mais atacam.
Quando essa compra for feita junto a um intermediário, o comprador deve procurar formaliza-la, fazendo o pagamento em cheque nominal e exigindo recibo detalhado do que está sendo comprado.
Os consumidores devem exigir do agente de viagem e de seus intermediários todas as explicações desejadas, bem como folhetos e outras informações escritas que formalizem o que está sendo oferecido. As mesmas informações e documentos devem ser exigidos quando a viagem, excursão ou caravana é intermediada por pessoa física.

Como na compra de qualquer outro tipo de produto, é sempre interessante verificar as referências cadastrais do fornecedor e se o mesmo tem histórico de reclamações junto ao Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de sua cidade do Ministério do Turismo e redes sociais.
De modo geral, recomendo que a compra de qualquer viagem seja feita somente após pesquisar o mercado e comparar ofertas e a idoneidade do agente de turismo.
Lembre-se, ninguém faz “milagres” e se a oferta é tentadora o risco de estar caindo em um golpe é maior ainda.

A forma mais fácil de consultar se o agente e agências de turismo podem exercer a atividade é acessar o sites www.abav.com.br,www.braztoa.com.br,www.turismo.gov.br.
Consultar amigos, familiares, redes sociais, empresa que realizará a viagem, hotel que ficará hospedado ou evento que irá participar é fundamental.

Atualmente qualquer pessoa que queira trabalhar como agente de viagens pode se cadastrar fácil e rapidamente como microempreendedor individual, obter um CNPJ e se inscrever no Cadastur do Ministério do Turismo. (www.portaldoempreendedor.gov.br)

Caso tenha caído em algum golpe, informe imediatamente a polícia e instrua a denúncia como todo material que você possui, propagandas, folhetos, conversas com o estelionatário.  Na maioria das situações, dificilmente o Consumidor conseguirá rever o dinheiro, pois as contas utilizadas por golpistas são registradas em nomes de “laranjas”.

Todo cuidado é pouco durante uma transação, sendo pela internet, redobre a atenção.
Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida?  Encaminhe e-mail para: soscanaldoconsumidor@gmail.com
Curta no Facebook a página Canal do Consumidor (São Carlos SP)
(*) O autor é advogado inscrito na OAB/SP sob o n° 263.064, pós graduado em Direito e Processo do Trabalho e Especialista em Direito do Consumidor, ex diretor do Procon São Carlos/SP e ex-representante dos Procons da Região Central do Estado de São Paulo.

CIDADE ARACY DEVE SE TORNAR UM MUNICÍPIO INDEPENDENTE? OPINE NA CONSULTA PÚBLICA DA CÂMARA


thumbnail_Consulta
Foi aberta no último domingo à 0h, no portal do Legislativo Municipal (www.camarasaocarlos.sp.gov.br), uma Consulta Pública para que a população manifeste sua opinião a respeito da emancipação político-administrativa da região da Grande Cidade Aracy. Dê sua opinião acessando o link www.consultapublica.com.br/index.jsp?id=15
Proposta pelo vereador Paraná Filho, a Consulta Pública leva em conta a perspectiva da criação de novos municípios no país, após a aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei Complementar nº 137/2015. O projeto dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, nos termos do § 4º do art. 18 da Constituição Federal, alterando a Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966.
Durante 30 dias, os são-carlenses poderão se manifestar contra ou a favor da transformação da região de Cidade Aracy em um município independente. Os participantes da Consulta deverão avaliar se a medida é oportuna e necessária para o desenvolvimento da região ou se não trará benefícios à população.
A Câmara Municipal considera que, diante de um assunto que elevado interesse público, existe a necessidade de ouvir os setores especializados e a comunidade em geral, para orientar ações do poder público acerca dessa questão.
 Uma eventual proposta de emancipação da Cidade Aracy demandaria encaminhamento à análise da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para realização de Plebiscito e Estudos de Viabilidade.
Após o término da Consulta Pública, uma comissão nomeada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar, organizará a publicação de um documento reunindo as opiniões apresentadas, que ficarão à disposição na página da Câmara na Internet e também das pessoas que queiram conhecer as opiniões emitidas pela comunidade.

sábado, 7 de julho de 2018

ARRAIÁ DO SANTA FELÍCIA VOLTOU!!!



“Uma festa na ‘Pracinha dos Coqueiros’”
Essa foi a idéia que motivou a mobilização de diversos moradores da região da Santa Felícia em prol de um evento que contemplasse a presença de crianças, jovens, idosos e, principalmente, famílias inteiras aproveitando momentos de lazer, interação e integração nestes raros momentos de “tempo livre”, tudo isso e só isso ao mesmo tempo.
Alguns parceiros abraçaram esta idéia desde o início, vale destacar as barracas de alimentação e parque de diversões, eles vendem na festa, mas também participam da organização desde a época que tinham prejuízos nas vendas; roeram o osso!
A partir da terceira edição o ARRAIÁ se tornou uma grande festa, chegamos a ter mais de quinze mil pessoas na praça numa das edições que durou três dias.
Hoje é impensável a realização do evento sem a presença da PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS como instituição responsável pela estrutura do evento. Deixamos o estágio de festa local e passamos a fazer parte do Calendário Oficial do Município.
Mas de todas as formas buscamos preservar a essência do evento que não está na grande atração, ou não, do palco; a principal atração do ARRAIÁ DA SANTA FELÍCIA é VOCÊ, somos NÓS, pessoas do bem e famílias que buscam um passeio gostoso e um momento de lazer.
A comida é paga, o parque é pago, o evento é público, mas seu passeio é privado, acreditamos que todos podem se organizar para propiciar a sua família alguns momentos de diversão, a idéia é não dar nada para não pedir nada em troca!
EVENTO: “ARRAIÁ DA SANTA FELÍCIA 2018”
DATA: 14 e 15 de Julho de 2018 (Sábado e Domingo)
HORÁRIOS: Atrações de Palco: a partir das 18 horas
Barracas de Alimentação e Artesanato: a partir das 16 horas
Parque de Diversões: a partir das 16 horas
Promoção: PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS
Apoio: ONG Formiga Verde

sexta-feira, 6 de julho de 2018

MAGAZINE JMKSANCAVIRTUAL

Nossa empresa JMK Assessoria começou hoje uma parceria com o Magazine Luiza. Caso precisem, abrimos nossa loja virtual, se chama MAGAZINE JMKSANCAVIRTUAL: https://www.magazinevoce.com.br/magazinejmksancavirtual/

Vendas online com entrega por conta do Magazine Luiza. Sou responsável somente pela divulgação e tenho uma pequena porcentagem no lucro R$. Obrigado pela atenção e apoio de sempre. Venha em casa quando puder. Fábio Jamaica

PREFEITURA INFORMA HORÁRIOS DOS SERVIÇOS ESSENCIAIS NO FERIADO 9 DE JULHO

Em função do feriado desta segunda-feira (9), que celebra a Revolução Constitucionalista de 1932, o funcionamento de alguns serviços públicos será alterado, porém os serviços essenciais, como segurança do patrimônio público e velório serão mantidos. 

As Unidades de Pronto-Atendimento da Vila Prado e do Cidade Aracy atenderão normalmente, com plantão 24 horas. Em caso de emergência, a população deve acionar diretamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelo telefone 192.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades da Saúde da Família (USFs), não funcionam nesta segunda-feira (9), voltando a atender normalmente na terça-feira (13).

 O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos informa que sua Administração e suas Unidades de Atendimento ao Usuário não funcionarão na segunda-feira (9). Nesse período os usuários poderão utilizar o serviço de atendimento por meio do 0800-111064. 

Na Casa do Trabalhador e no Procon, também não haverá expediente no dia 9 de julho, retornando às atividades na terça-feira, dia 10.

O Conselho Tutelar e a Guarda Municipal poderão ser acionados por meio do 0800-771-0043. A Defesa Civil atenderá a população pelo telefone 199.

Já o Parque Ecológico Municipal que nunca é aberto ao público às segundas-feiras neste feriado estará aberto para visitação das 8h às 16h30.

(06/07/2018)

PEDESTRES SOFREM PARA ATRAVESSAR RUA NOS ALTOS DA VILA NERY




Fotos: Maurício Duch
O simples ato de tentar atravessar a rua na Lourenço Innocentini pela manhã ou então no final da tarde se transformou numa verdadeira aventura em frente ao supermercado Dia% ou então no balão da caixa d´água da Vila Nery. O grande movimento de carros que se deslocam para os bairros que ficam depois da Washington Luís ou então para as casas das imediações faz com que o fluxo de veículos seja intenso e os pedestres tenham poucas chances- sem correr perigo- de passar de um lado da rua para o outro.
Num simples clique de poucos minutos do repórter fotográfico Maurício Duch é possível observar senhoras, mães com crianças, jovens e idosos sofrendo para atravessar a rua. Alguns motoristas sensatos e cordiais diminuem a marcha e deixam as pessoas cruzarem a via, porém essa é uma exceção à regra.
Na maioria dos casos o pedestre é obrigado a esperar o refresco do trânsito (que quase nunca vem!) para poder atravessar. Algo que poderia ser feito em poucos segundos leva minutos para acontecer e as pessoas ficam no meio-fio, justamente porque faltam travessias seguras, sinalização que dê suporte ao pedestre e até semaforização das vias.
Pela manhã mostramos o suplício para se chegar do outro lado da avenida Comendador Alfredo Maffei em frente ao novo Savegnago, agora prestamos mais esse serviço relatando a dura realidade de quem faz esse trajeto todos os dias.
Segundo um morador, as dificuldades para os pedestres pela manhã são inúmeras e elas se repetem durante à noite. Ele disse que já foram feitos vários pedidos para intervenções da Prefeitura no local, porém até agora os pleitos foram ignorados pela administração passada e também pela atual.
 Do Saocarlosemrede.com.br
05/07/2018

FDE LIBERA R$ 2,7 MILHÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CEMEI NO PLANALTO VERDE



O primeiro equipamento público do bairro Planalto Verde será uma CEMEI para atender 260 crianças com idade entre 4 meses e 6 anos. Os recursos no valor de R$ 2,7 milhões são exclusivos do Governo do Estado, por meio da Fundação do Desenvolvimento da Educação (FDE) e devem ser liberados nos próximos meses.

O FDE é responsável por viabilizar a execução das políticas educacionais definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Entre as atribuições da Fundação estão: construir escolas, reformar, adequar e manter os prédios, salas de aula e outras instalações. “O secretário de Educação do Estado João Cury garantiu a liberação dos recursos. Nossa contrapartida é o terreno e o projeto que já está pronto”, disse o prefeito Airton Garcia.

“É uma grande satisfação para nós, assinar mais um convênio com o Governo do Estado. Com esse CEMEI vamos auxiliar centenas de mães que precisam se deslocar para outros bairros para deixar seus filhos em uma escola. Acredito que no segundo semestre de 2019, a escola será entregue”, afirmou o secretário de Educação Nino Mengatti.

(05/07/2018)