quarta-feira, 1 de novembro de 2017

ALCEU VALENÇA FAZ SHOW NA PRAÇA DO MERCADO EM COMEMORAÇÃO AOS 160 ANOS DE SÃO CARLOS


PDFImprimirE-mail
No próximo dia 4 de novembro São Carlos completará 160 anos e, para comemorar, a Prefeitura Municipal e o Sesc realizam show com Alceu Valença, às 20h, na Praça do Mercado. O show é gratuito e para toda a população são-carlense, e integra uma extensa programação que acontecerá durante todo o mês de novembro. A programação completa em homenagem aos 160 da cidade pode ser conferida no site da Prefeitura Municipal de São Carlos.

O cantor pernambucano apresenta seu novo show - Anjo de Fogo. No palco, o cantor percorre momentos de sua trajetória, aliados a uma sonoridade pesada e contemporânea. Como o vento que varre a cidade, Alceu se reinventa entre grandes sucessos e tesouros escondidos.

Dos temas repletos de metáforas que marcam sua fase inicial para o período de grande sucesso a partir dos anos 80 e 90, Alceu desfila uma seleção para constar em qualquer antologia da canção brasileira: “Anunciação”, “Tropicana”, “Como Dois Animais”, “Pelas Ruas Que Andei”, “Solidão”, “Estação da Luz”, “Cabelo no Pente”, “Coração Bobo”, “Belle de Jour”, “Girassol”.  Além do século XXI, a “Embolada do Tempo” ecoa seu petardo rítmico de versos demolidores.

Umanjo caolho que vai ao cinema, comete pecado e que cospe no chão, anuncia “Anjo de Fogo”, destaque do novo CD/DVD “Vivo! Revivo”, dedicado à obra setentista do compositor. Entre ternos de vidro costurados a parafuso, cabeleiras vermelhas e raios de sol lilás, a psicodelia trafega também em músicas como “Papagaio do Futuro”, “Espelho Cristalino” e “Táxi Lunar” (esta, em parceria com Geraldo Azevedo e Zé Ramalho).

O show inclui temas de Luiz Gonzaga que exercem influência decisiva na obra de Alceu. “Baião” e “Vem Morena” reafirmam a identidade primeira do menino criado na fronteira entre o agreste e o sertão pernambucano. Desde o primeiro encontro com Gonzaga, Alceu segue na trilha bem definida pelo rei do baião: “seu som é uma banda de pífanos elétrica”.

Alceu canta ao lado de sua banda, formada por Paulo Rafael (guitarra), Nando Barreto (baixo), Tovinho (teclados), André Julião (sanfona) e Cássio Cunha (bateria).

Serviço
Data: 4 de novembro de 2017, sábado, 20h
Local: Praça do Mercado Municipal de São Carlos
Valor: Grátis
Realização: Prefeitura Municipal de São Carlos e Sesc São Carlos
Programação completa: saocarlos.sp.gov.br

(01/11/2017)

DEPOIS DE MAIS DE UM ANO, SÃO CARLOS VOLTA A RECEBER O FPM


PDFImprimirE-mail
São Carlos recebeu na última segunda-feira (30) uma parcela de R$ 1,5 milhões de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O recurso não era transferido para a cidade desde agosto de 2016.

“Devido ao histórico de inadimplência da Prefeitura, todo o FPM nosso estava com retenção total, ou seja, todo valor repassado para o município, era glosado na sua totalidade. A Receita Federal fazia a retenção com medo do município não cumprir as obrigações dela”, explicou Mário Luiz Duarte Antunes, secretário de Fazenda.

No mês de outubro, a Receita Federal informou à administração que o FPM não seria retido. “Depois de mais de 12 meses, o repasse do Fundo foi realizado. Esse recurso vai para o caixa da Prefeitura e pode ser usado para a folha de pagamento ou para qualquer despesa do município”, contou o secretário de Fazenda.

O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional, da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual. Os recursos do FPM são transferidos nos dias 10, 20 e 30 de cada mês sempre sobre a arrecadação do IR e IPI do decêndio anterior ao repasse.

Para o prefeito Airton Garcia, esse foi mais um passo para demonstrar a disposição daPrefeitura de São Carlos em ser uma Prefeitura adimplente. “Aos poucos estamos recuperando a credibilidade do município. Hoje, São Carlos não é mais uma Prefeitura caloteira. Ela honra seus compromissos e está apta a outras conquistas”, comemorou o prefeito.

(01/11/2017)

CASA DO BOCONOTE E QUEIJO CASEIRINHO REPRESENTARAM SÃO CARLOS NO FESTIVAL GASTRONÔMICO DE SÃO PAULO

PDFImprimirE-mail
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, através do Departamento de Fomento ao Turismo, participou da edição 2017 da Semana da Mesa SP, que aconteceu de 26 a 29 de outubro, no Memorial da América Latina, na capital paulista. A Semana Mesa SP é o maior evento do setor da América Latina, e reuniu cerca de 100 mil pessoas. A edição trouxe chefs renomados para atuarem em workshops, degustações, jantares, exposições e outras atividades.

No Projeto Sabor de São Paulo, São Carlos apresentou a Casa do Boconote (bolacha de nata e o cabeça de nega), e o Caseirinho Queijo Artesanal, premiado pelo terceiro ano consecutivo como melhor queijo do país.

Durante o evento, o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto e o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Daniel Moreira, se reuniram com o secretário de Estado de Turismo, Fabrício Cobra Arbex, para alinhar uma agenda para tratar da adesão de São Carlos ao Programa Município de Interesse Turístico (MIT) e outros programas do Governo do Estado. Houve ainda, contato com representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação para pleitear, para São Carlos, novos cursos do programa Via Rápida Emprego na grade de 2018 do Governo do Estado de São Paulo.

Daniel Moreira, diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, explicou que o município foi convidado pela Secretaria Estadual de Turismo para participar do maior evento de gastronomia da América Latina, por conta das premiações anteriores na área de gastronomia. “Foi importante São Carlos estar lá marcando presença no evento que é a meca da gastronomia, um evento técnico, aberto ao público, com rico contexto. A gastronomia é algo que tem que ser muito bem trabalhado e desenvolvido. Em São Carlos nós temos eventos interessantes como o “Saia para Jantar”, com o apoio da Prefeitura, que ocorre neste mês. A gastronomia é uma área que fomenta a atividade turística e São Carlos precisa estar representada nos principais eventos do meio”, disse Moreira.

O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, ressalta que participar da Semana Mesa SP é uma ação extremamente importante para divulgar a gastronomia da cidade. Bragatto ressaltou que os representantes de São Carlos (Casa do Boconote e Queijo Caseirinho), foram selecionados pelo Programa Sabor de São Paulo, do Governo do Estado, para representar o município no evento.

Bragatto enfatiza que a sua pasta está trabalhando para que a área de gastronomia seja efetiva no município. “Temos um potencial fantástico, queremos fazer cursos de formação profissional porque estamos olhando adiante, não são apenas cursos que oferecerão oportunidades, queremos transformar São Carlos num polo importante na área de gastronomia, o trabalho está sendo preparado”, disse o secretário.

Na sexta-feira (27/10) o principal estande visitado pelo secretário Estadual de Turismo foi à Casa de Boconote, um reflexo positivo da colocação de São Carlos em todas as frentes do trade (cenário), de Turismo.

“Queremos trabalhar de forma organizada e sistematizada o crescimento de São Carlos na área de gastronomia e sermos uma referência regional, além de todos os atrativos que a cidade já possui nas áreas de tecnologia, ecologia, fazendas históricas, gerando mais empregos e oportunidades de vida para as pessoas”, finalizou Bragatto.

(31/10/2017)

SÃO CARLOS COMEMORA 160 ANOS NESTE SÁBADO

PDFImprimirE-mail
São Carlos, a Capital Nacional da Tecnologia, comemora 160 anos no próximo sábado, dia 4 de novembro. Algumas atividades marcam a data, como o tradicional hasteamento das bandeiras na Praça Coronel Salles e o desfile cívico na avenida São Carlos (entre as ruas Padre Teixeira e 13 de maio) a partir das 8h.

Para comemorar os 160 anos de São Carlos outras atividades serão realizadas, como o show de Alceu Valença no sábado (4), às 20h, na Praça do Mercado Municipal, parceria entre a Prefeitura e SESC, além de exposições, ações sociais e oficinas, Feira de Tecnologia e Inovação, inauguração de creche e de uma unidade de saúde da família, entre outros shows e atividades.

O lançamento da programação de Aniversário dos 160 anos de São Carlos será realizado nesta quarta-feira (1), às 16h, em coletiva a imprensa no Paço Municipal.

Antonio Carlos Catharino, da Assessoria Especial de Gabinete do Prefeito, ressalta que o desfile do dia 4 de novembro terá a participação de 2 mil pessoas, representantes dos militares, das escolas municipais e estaduais, iniciativa privada (comércio e indústria), Universidades, cerca de 100 instituições. “Não vamos dar todos os detalhes para não estragar a surpresa, mas posso dizer que o desfile será marcante, busca resgatar aquilo que o prefeito deseja que é a tradição da história dos desfiles cívicos do passado para que cada vez mais possamos aprimorar este evento que representa a pujança da nossa terra e da nossa gente. Convido a todas as famílias são-carlenses para vir à avenida São Carlos no dia 4 de novembro a partir das 8h para comemorarmos os 160 anos de nossa cidade”, disse Catharino.

Abre e fecha - Em função dos feriados de 2 de novembro (Finados) e 4 de novembro (aniversário de 160 anos de São Carlos) e do ponto facultativo do dia 3 de novembro (alusivo ao Dia do Servidor comemorado em 28 de outubro e transferido para essa data), o funcionamento de diversos serviços públicos municipais será paralisado, retornando na segunda-feira (6), porém os serviços essenciais, como segurança do patrimônio público e velório serão mantidos.

A Unidade de Pronto Atendimento da Vila Prado atenderá normalmente com o plantão 24 horas. Em casos emergenciais, a população deve acionar diretamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelo número 192. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades da Saúde da Família (USF’s), não funcionarão na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), voltando a atender normalmente na segunda-feira (6).

O SAAE São Carlos informa que a Administração e suas Unidades de Atendimento ao Usuário (UAU) não funcionarão na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), também retornando suas atividades normalmente na segunda-feira (6). Nesse período os usuários poderão utilizar o serviço de atendimento por meio do 0800-111064.

O Conselho Tutelar e a Defesa Civil podem ser acionados pelo telefone 199. A Guarda Municipal atenderá a população por meio do telefone 0800-771-0043. Também devido aos feriados não haverá aula nas escolas municipais na quinta-feira (2) e sexta-feira (3), voltando às atividades na segunda-feira (6).

O Mercado Municipal “Antonio Massei” fecha na quinta-feira (2) abre na sexta-feira (3) e fecha no sábado (4), aniversário da cidade. Na sexta-feira (3), o comércio funcionará normalmente, das 9h às 18h.

O Parque Ecológico "Dr. Antonio T. Vianna", localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena km 2, estará aberto durante todos os feriados, dias 2 e 4, no ponto facultativo, dia 3, e durante todo o fim de semana. O horário para visitação pública gratuita é 8h às 16h30.

(31/10/2017)

ALUNOS DE PROJETOS MUNICIPAIS DE JUDÔ E JIU-JÍTSU PARTICIPAM DA CERIMÔNIA DE GRADUAÇÃO DE FAIXAS


PDFImprimirE-mail
 Os 52 alunos do Projeto de Judô e 10 do Projeto de Jiu-Jítsu, uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com a Fábrica de Campeões, receberam na última segunda-feira (30), no auditório do Paço Municipal, suas novas faixas na cerimônia de graduação.

“A graduação de faixas representa uma nova etapa na carreira dos alunos e também aumenta a responsabilidade de cada um, pois agora serão exemplos para os novos alunos”, explica o professor Sebastião Cunha, o Sebá.

O secretário de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, elogiou o trabalho dos técnicos de esportes da SMEL, professor Sebá e a professora Maria Maia, e parabenizou todos os alunos e familiares pela dedicação e comprometimento na prática do judô e do jiu-jítsu. “Os grandes campeões tanto do judô como do jiu-jítsu se destacam não pela força física, mas por técnica, treinamento e comprometimento com o esporte”, lembrou Ferraz.

A cerimônia também contou com a presença do professor de Física da USP, Tito Bonagamba, que hoje faz parte da equipe da Fábrica de Campeões e esse ano conquistou a faixa preta de Judô junto a Federação Paulista de Judô. Na ocasião o professor Tito contou sobre sua vivência dentro da modalidade e da influência que teve em sua vida pessoal e na vida acadêmica.

O professor Sebá parabenizou todos os graduandos e agradeceu a confiança que os pais depositam nele. “Esse ano está sendo muito produtivo, as equipes conquistaram muitas medalhas em regionais, paulistas e brasileiros. Os projetos mais que dobraram o número de inscritos”, contou o professor.

 Na ocasião Sebá também homenageou com troféus personalizados os professores auxiliares, Maria Maia, Nulian Souza, Ruan Neves, Guilherme Pennati e Vanderlei Martins, com quem dividiu todo o sucesso da equipe da Fábrica de Campeões.

O secretário municipal de Infância e Juventude, Paulo Wilhelm, também prestigiou o evento, além de familiares e técnicos, que lotaram o auditório do Paço Municipal.

(31/10/2017)