terça-feira, 24 de outubro de 2017

PREFEITO PARTICIPA DA APRESENTAÇÃO DO ÍNDICE PAULISTA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2016

PDFImprimirE-mail
O prefeito Airton Garcia participou nesta terça-feira (24), na Câmara Municipal de Araraquara, da apresentação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) 2016, proposta legislativa elaborada pela Comissão de Assuntos Municipais, instrumento para melhorar a qualidade de vida do povo paulista, na medida em que busca facilitar uma identificação mais ágil das necessárias políticas públicas a serem implementadas nos municípios paulistas, tendo, a exemplo, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

A apresentação, realizada pelo deputado estadual Cauê Macris, faz parte do Projeto Parlamento Paulista itinerante. O índice foi concebido pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) para contribuir na construção de instrumentos que aperfeiçoam a elaboração e o controle de políticas públicas.

São Carlos se classificou no Grupo 1 (dimensões 2012-2014), que engloba os municípios com bons indicadores de riqueza, longevidade e escolaridade. O município teve seus indicadores agregados de riqueza e escolaridade crescentes, mantendo estável seu escore de longevidade. Em termos de indicadores sociais, o escore de longevidade conservou-se igual à média estadual, e o de escolaridade manteve-se superior ao nível médio do estado.

A taxa de atendimento escolar de crianças de 4 e 5 anos variou de 98,7% para 91,4%. A média da proporção de alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública, que atingiram o nível adequado nas provas de português e matemática, elevou-se de 50,4% para 61,8%. A média da proporção de alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede pública, que atingiram o nível adequado nas provas de português e matemática variou de 26,2% para 29,1%. O percentual de alunos com atraso escolar no ensino médio diminuiu de 16,7% para 12,8%.

A taxa de mortalidade infantil (por mil nascidos vivos) variou de 9,97 para 10,45. A taxa de mortalidade perinatal (por mil nascidos vivos) variou de 14,16 para 13,98. Já taxa de mortalidade das pessoas de 15 a 39 anos (por mil nascidos vivos) variou de 1,29 para 1,32 e das pessoas de 60 a 69 anos (por mil nascidos vivos) variou de 15,33 para 15,18. O valor adicionado fiscal per capita variou de R$ 19.368 para R$ 20.027.

De acordo com o prefeito Airton Garcia os números são importantes para pautar os investimentos em políticas públicas. “É uma ferramenta importante de planejamento para o desenvolvimento do município. Na próxima edição do IPRS vamos aparecer melhor. A taxa de atendimento escolar de crianças de 4 e 5 anos vai melhorar porque já abrimos mais de 600 vagas e vamos inaugurar mais duas escolas de educação infantil. Na área da saúde a taxa de mortalidade infantil já diminuiu e vai diminuir ainda mais. A nossa rede de saúde conta com um ambulatório especializado para o acompanhamento de bebês de risco até os 2 anos de idade (SAIBE) que funciona na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos em convênio com a Prefeitura. Há, ainda, apoio de dois grupos técnicos voltados para atenção às gestantes e crianças até 2 anos, como o Grupo Condutor Municipal da Rede Cegonha e Comitê de Vigilância à Mortalidade Materno, Infantil e Fetal”, lembrou o prefeito de São Carlos.

Participaram da apresentação os deputados estadual por Araraquara Roberto Massafera e Márcia Lia, o prefeito de Araraquara e do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Jéferson Luis Yashuda, além de prefeitos de outras cidades da região central.

(24/10/2017)

PLENÁRIA: ECONOMIA SOLIDÁRIA DISCUTE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E PRINCÍPIOS DE GESTÃO

PDFImprimirE-mail
Com o objetivo de discutir a Economia Solidária como ação estratégica de desenvolvimento econômico, alternativa inovadora na geração de trabalho e inclusão social, tendo como princípios a autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, comércio justo e consumo solidário, o auditório da Prefeitura de São Carlos recebeu na noite da última sexta-feira (20), a Plenária Municipal de Economia Solidária de São Carlos, que por deliberação própria tornou-se Regional, com o tema “Onde estamos? Quem somos? Onde queremos chegar?”. No sábado (21), das 9 às 18h, os trabalhos continuaram no Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza – Betinho”. Além de São Carlos participaram também os municípios de Ribeirão Preto e Araraquara.

No Paço Municipal, a Plenária reuniu participantes, membros de empreendimentos, grupos de fomento e rede de gestores do município de São Carlos. Entre as atividades a leitura, adequação e aprovação do Regimento Interno, e a realização de palestras de Economia Solidária, com os convidados Rose Cristina Macedo do Banco Comunitário Nascente e o Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar.

A abertura do evento contou com a participação do prefeito Airton Garcia. Compuseram a mesa de autoridades o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, a Gerente Regional do Trabalho, Dra. Consuelo Generoso Lima, José Eduardo Araújo, diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, Digenir Chaves Fugazza, presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária, Dra. Rejane Cristina Brassolatti Silveira, representante do Fórum Municipal de Economia Solidária e Dr. Wagner de Souza Leite Molina, representante do Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMi-Ecosol) da UFSCar. O evento contou ainda, com a participação dos secretários municipais Paulo Wilhelm de Carvalho, de Infância e Juventude, Deonir Toffolo, Agricultura e Abastecimento, Glaziela Solfa Marques, Cidadania e Assistência Social, além de membros da comissão organizadora, técnicos, servidores, diretores de departamentos e chefes de gabinete.

No sábado (21), quatro grupos de trabalho se reuniram das 9h às 18h, no Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza-Betinho para discutir uma proposta de documento base encaminhado pelo Fórum Paulista de Economia Solidária para a cidade realizar os ajustes necessários e encaminhá-lo para avaliação”. O documento norteará a Plenária Estadual que acontecerá nos dias 17,18 e 19 de novembro, em São Carlos. Entre os pontos discutidos: a crise do capitalismo e as suas consequências, governos, corporações e grupos financeiros, outros modelos de sistema financeiro para Economia Solidária, o neoliberalismo e a participação do Estado na economia, a Economia Solidária, identidade consolidada e conhecimentos acumulados, conjuntura nacional, propostas para novos empreendimentos econômicos solidários. Foi realizado ainda, o FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) com elaboração de documentos dos grupos submetidos à assembleia geral. No final da tarde foram eleitos 10 delegados de São Carlos, 4 de Ribeirão Preto e 4 de Araraquara para a Plenária Estadual. Os delegados eleitos representam os empreendimentos, entidade de fomento e gestores públicos.

O prefeito Airton Garcia cumprimentou ao secretário Walcinyr Bragatto pela organização e realização da Plenária. “A cidade é grande eu não tenho condições de tocar sozinho a Prefeitura, temos um secretariado competente, cada um toca uma pasta. O Bragatto toca essa pasta de Emprego e Renda, faz um bom trabalho e eu procuro apoiar em tudo o que é possível, boa Plenária a todos”, desejou o prefeito Airton Garcia.

Para o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, a Economia Solidária tem força porque está organizada na base, com os Fóruns e o Conselho. “As dificuldades e diferenças acontecem com muita facilidade principalmente nas alternâncias governamentais. Nós temos uma perspectiva forte e favorável na medida em que nós conseguirmos unir disposições, com a qualidade de pessoas engajadas construindo economia como proposta de vida, de política pública de economia solidária. São muitas pessoas envolvidas, os agentes, as universidades e os empreendimentos, temos a perspectiva de crescer. A Economia Solidária é uma só para todos nós caminharmos e vencermos”, enfatizou Bragatto.

Rejane Cristina Brassolatti Silveira, representante do Fórum Municipal de Economia Solidária, ressaltou que em momentos de crise econômica a responsabilidade do poder público e da sociedade civil aumenta porque neste momento o desemprego cresce e várias famílias vivem em situação de vulnerabilidade social. “A economia solidária é um modelo de desenvolvimento que valoriza o ser humano, proporciona para milhares de famílias o seu sustento, assim a sociedade civil organizada cumpre o seu papel na medida em que participa de fóruns coletivos e propõe várias iniciativas para aprimorar a política pública de economia solidária. Ao Poder Público cabe o papel de fomentar, de apoiar iniciativas que possam trazer retorno de trabalho e renda e a possibilidade de uma economia mais justa e sustentável”, disse Rejane.

A Gerente Regional do Trabalho, Dra. Consuelo Generoso Lima ressaltou que em uma economia capitalista precisa existir espaços para outras formas de sustentação. Queremos uma sociedade que reconheça que isso é uma necessidade porque é possível ter formas diferentes de produzir, de comercializar, de sobreviver e de organizar num país tão diverso como o Brasil e tudo depende da organização social para que se transforme em política pública estruturada nacionalmente, é possível e a prova são vocês que sobrevivem disso”, enfatizou Consuelo.

Wagner de Souza Leite Molina, representante do Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMi-Ecosol) da UFSCar diz que o maior desafio é o de conseguir abandonar a postura de reivindicar o que achamos que é viável, que será possível. “Temos que partir do pressuposto de que os recursos vão ter que aparecer de algum lugar e vamos ter que sinalizar o que queremos, sonhamos o que seria ideal e resolver os problemas que vamos detectar. A Economia Solidária é uma alternativa para o país que merece maior abertura, apoio e espaço, então sejamos ousados, audaciosos e criativos para conseguirmos propor uma política pública que resolva as lacunas e demandas do setor”, disse Molina.

Digenir Chaves Fugazza, presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária, agradeceu a Comissão que trabalhou arduamente para a realização da Plenária. “Estamos em nossa terceira gestão, meu sentimento é de gratidão pelos conhecimentos que adquiri e pelas experiências que vivenciei e pelo pouco que pude contribuir com esse movimento”, disse.

O diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, José Eduardo Araújo, agradeceu ao Fórum e ao Conselho Municipal de Economia Solidária pela acolhida no início do seu trabalho como diretor do DAES, a Comissão Organizadora da Plenária e enfatizou que “a Economia Solidária é um importante instrumento de desenvolvimento econômico e social e no que depender do Departamento de Apoio à Economia Solidária de São Carlos há muita disposição para o trabalho e vontade de crescer”.

(24/10/2017)

sábado, 21 de outubro de 2017

LOCALIZAÇÃO EQUIPE TAPA-BURACOS SEGUNDA -FEIRA 23/10/2017




CONFIRA OS LOCAIS QUE AS EQUIPES DE TAPA-BURACO ESTARÃO TRABALHANDO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (23/10):
EQUIPE 1 – VILA CARMEM - RUA RAFAEL DE ABREU SAMPAIO (CONTINUAÇÃO) E RUA DR. JOÃO DE OLIVEIRA;
EQUIPE 2 - VILA CARMEM – RUA DR. JOAQUIM ROCHA MEDEIROS (CONTINUAÇÃO);
EQUIPE 3 - JARDIM BICÃO - RUA MARIA STELLA GRASSI REALI;
EQUIPE 4 - VILA BOA VISTA - RUA PROF. HELVIDEO GOLVEIA (CONTINUAÇÃO) E RUA PEDRO JOSÉ NETO.

POSICIONAMENTO DOS RADARES FOTOGRÁFICOS SEGUNDA-FEIRA 23/10/2017

Na próxima segunda-feira (23), os radares móveis estarão nos seguintes locais:

RADAR 1 – Rua Coronel José Augusto de O. Salles (Centro/Bairro) velocidade máxima permitida de 50 km/h;

RADAR 2  Rua Coronel José Augusto de O. Salles (Bairro/Centro) velocidade máxima permitida de 50 km/h;

RADAR 3 – Av. Morumbi (Centro/Bairro) velocidade máxima permitida de 50 km/h.

PROCON E OAB REALIZAM PALESTRA SOBRE SUPERENDIVIDAMENTO

PDFImprimirE-mail
O Procon São Carlos, em parceria com a OAB São Carlos, realiza no próximo dia 25 de outubro, a palestra “Psicologia Econômica – Noções Básicas”, com a especialista em defesa do consumidor da Fundação PROCON São Paulo, advogada Neide Ayoub. O evento será na Casa do Advogado, a partir das 19h.

A palestra vai tratar o superendividamento pelo lado das emoções. “A discussão vai tratar do funcionamento mental das emoções e dos erros de julgamento que comprometem a tomada de decisão consciente do consumidor no momento de realizar uma compra, contratar um empréstimo, por exemplo”, explicou a diretora do Procon, Juliana Cortes.

Além disso, a especialista vai mostrar as principais ciladas que o consumidor fica exposto, entre elas uma propaganda enganosa, uma publicidade abusiva. “Nossa intenção é ajudar o consumidor a enxergar essas ações e como ele deve agir no momento de tomar uma decisão. Hoje, o superendividamento é uma realidade. Portanto, é necessário fazer um planejamento financeiro, controlar as finanças, renegociar as dívidas com os bancos e isso será contemplado na palestra”, disse Juliana.

A palestra é aberta ao público. As inscrições devem ser feitas na Casa do Advogado, localizada na rua Dona Alexandrina, 922, no Centro.  É necessário doar uma lata de leite em pó. Informações pelos telefones (16) 3371-0169 / 3371-6103.

(19/10/2017)

DOMINGO TEM AS FINAIS DO CAMPEONATO VARZEANO 2017 NO LUISÃO

PDFImprimirE-mail
As finais do Campeonato Amador da 2ª Divisão (Varzeano), competição promovida pela Liga São-carlense de Futebol (L.S.F.) em parceria com a Prefeitura de São Carlos por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, acontecem neste domingo (22), no Estádio Luis Augusto de Oliveira (Luisão).

A disputa do terceiro e quarto lugar começa às 8h com a partida entre Cometa Cristão X Novohorizontino. Já a final acontece a partir das 10h entre BN X Tangará.

O Campeonato Varzeano 2017 começou em abril com a participação das equipes do A.A CDHU, A.A União, A.E Cometa Cristão, A.E Nápoli, Santa Angelina, Atlética Aracy, Atlético do Munique, Desportivo Central, E.C BN, E.C Tangará, E.C Varjão, E.F Ajax, Estrela do Sul, Expressinho, GE Novorizontino, Galácticos, Independente FC, Inter SC, Jacobucci FC, Paulista FC, Proara, Recanto Santa Mônica, Red Back FC e SF São Carlos 8.

“Tanto o Varzeano como o Amador são campeonatos importantes para a cidade e que reúnem mais de 1.200 atletas. Por isso é necessário o apoio do poder público”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, lembrando que no início do ano a Prefeitura, com ajuda de emenda parlamentar do vereador Marquinho Amaral, repassou para a Liga as bolas oficiais para a competição e assumiu toda a arbitragem dos jogos.

A entrada para a semifinal e final do Campeonato Varzeano 2017 é gratuita.

(20/10/2017)

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

PREFEITURA ENTREGA TROFÉU DE CAMPEÃO GERAL DOS JOGOS DA PRIMAVERA AO COLÉGIO LA SALLE


PDFImprimirE-mail
Oca dos Curumins foi vice-campeã e EMEB Carmine Botta conquistou o terceiro lugar

O prefeito Airton Garcia, o secretário de Esportes e Lazer, Edson Ferraz e o coordenador geral da competição, professor Sebastião Cunha, entregaram na manhã desta quarta-feira (18), o troféu de campeão dos 44º Jogos da Primavera 2017 aos alunos do Colégio Diocesano La Salle.

Os Jogos da Primavera e Primavera Especial são competições organizadas pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. As competições fazem parte do calendário esportivo da cidade de São Carlos, apesar de que ano passado o evento não foi realizado. Retomando os jogos, a Prefeitura de São Carlos contou esse ano com a participação de 34 escolas, entre públicas e particulares.

Atletismo, Basquete, Damas, Futsal, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Karate, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez foram as modalidades disputadas, tanto no masculino como no feminino, nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Infantil eJuvenil. Pela categoria Kids somente foram disputadas provas de Atletismo, Futsal, Damas, Xadrez e Judô.

Também foram disputadas provas adaptadas para pessoas com deficiência física, visual, mental e auditiva nas modalidades de natação e atletismo, para ambos os sexos, nas categorias Mirim, Infantil e Adulto.

O prefeito Airton Garcia foi recebido pelo vice-diretor e supervisor administrativo do La Salle, Clodoaldo Octaviano, pelo irmão Hugo Mombach, pelo supervisor pedagógico e coordenador do Fundamental I e II, Fábio Picolo, por Danielli Andrade, auxiliar de coordenação do ensino fundamental II e do ensino Médio, pelos professores de educação física Sandro e Ticão e pelos alunos que participaram dos Jogos da Primavera.

“Agradeço todos os alunos e a direção da escola pela participação. Os Jogos da Primavera são muito importantes porque incentivam as crianças e jovens a praticar esportes. Graças a Deus que o esporte vem sendo bastante difundido pelo nosso governo. Durante a minha administração incentivo ao esporte não vai faltar”, afirmou o prefeito Airton Garcia na entrega dos troféus e certificados de participação aos alunos Lassalistas.

Edson Ferraz lembrou que essa é mais uma competição que foi retomada. “Ano passado o evento esportivo não foi realizado, mas com apoio do prefeito Airton Garcia conseguimos retomar a competição. Entendemos que essa é uma oportunidade para que as escolas mostrem o trabalho que desenvolvem na área.Abrimos espaços para todos os alunos. Vários deles depois brilham em competições locais, regionais e nacionais”, disse o secretário de Esportes e Lazer já convidando a escola para participar em 2018 da competição”.

O vice-diretor e supervisor administrativo do La Salle, Clodoaldo Octaviano, agradeceu o apoio da Prefeitura pela retomada da competição. “É uma competição importante que tem como objetivo a integração e socialização dos estudantes da cidade através do esporte. Com certeza em 2018 vamos participar e se possível com um número maior de atletas. Parabéns alunos Lassalistas”.

O prefeito Airton Garcia e o secretário Edson Ferraz também fizeram a entrega do troféu de segundo colocado dos 44º Jogos da Primavera aos alunos daOca dos Curumins. Nesta quinta-feira (19), às 8h, a entrega do troféu será feita para os alunos da EMEB Carmine Botta, escola que conquistou o terceiro lugar na competição.

(18/10/2017)

8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMEÇA SEXTA-FEIRA


PDFImprimirE-mail
A Secretaria Municipal de Saúde realiza a partir da próxima sexta-feira (20), das 18h30 às 22h, no Teatro Florestan Fernandes na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento continua no sábado (21), das 8h às 13h, no auditório Bento Prado Júnior, também localizado no campus da universidade.

Os eixos temáticos da Conferência são: garantia de acesso e atenção de qualidade nos serviços de atenção básica, especializada e de vigilância em saúde; garantia de acesso e atenção de qualidade nos serviços de atenção hospitalar e de urgência; gestão do SUS, modelos de atenção à saúde, valorização do trabalho e da educação em saúde e participação social e ciência, tecnologia e inovação, educação, informação e política de comunicação do SUS.

A abertura oficial será na sexta-feira (20), a partir das 19h30, na sequência será ministrada a palestra “Saúde de Qualidade em São Carlos: Planejar é o Caminho” com o professor José Luiz Riani Costa.

No sábado (21), das 8h30 às 13h, continua a discussão,será realizada a apreciação do regimento interno da Conferência e discussão dos grupos temáticos.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

PREFEITURA AMPLIA REPASSE DE RECURSOS PARA SANTA CASA PARA PAGAMENTO DE EXTRA-TETO


PDFImprimirE-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem ampliando e buscando melhorias na área da saúde para atender as necessidades da comunidade. Entre os investimentos estão mais recursos para a Santa Casa de São Carlos, uma das maiores prestadoras de serviço na área da saúde no município.

Os serviços médicos de urgência (SMU) cujo repasse era de R$ 865.500,00 mensais passou para R$ 1.181.630,00 por mês. A Prefeitura também passou a pagar o extra-teto, valor variável, entre R$ 400 a R$ 500 mil mensais, além do extra-teto judicial que em agosto foram duas parcelas, uma de R$ 244.406,21 e outra de R$ 543.320,26.

Com todos esses acréscimos os investimentos aumentaram em quase R$ 1 milhão com recursos próprios, os chamados recursos fonte 1, não envolvendo verbas dos governos do estado e nem do governo federal. Somente nos meses de efetivação do pagamento é possível ver o aumento. Em março o município repassou R$ 1.162.750,64 ao hospital, em agosto o valor aumentou para R$ 2.589.903,94 e em setembro ficou em R$ 2.164.176,06. Esses valores são referentes aos serviços médicos de urgência e emergência, cirurgias vasculares, cirurgias eletivas, cirurgias oncológicas, extra-teto e extra-teto judicial.

O Governo do Estado, fonte 2, faz o repasse direto para o Hospital. Já o Governo Federal, conhecido como fonte 5, repassou a Santa Casa R$ 3.261.608,12 em março, R$ 3.128.859,49 em agosto e R$ 3.157.621,18 em setembro. Os recursos disponibilizados pela a União são para inclusão da rede de urgência, inclusão da rede cegonha, intregrasus, procedimentos hospitalares estratégicos de média complexidade, empréstimo, nefrologia, cirurgias oftálmicas, faturamento SUS e serviços estratégicos em vigilância em saúde.

Pagamento de dívidas atrasadas, recontratualização da Santa Casa, reestruturação interna da Secretaria de Saúde, retomada de obras paradas, foram algumas ações já realizadas pela Prefeitura de São Carlos.

Para o secretário de Saúde, Caco Colenci, a administração municipal está, constantemente, buscando aperfeiçoar o atendimento ofertado. “Mesmo que os recursos repassados pelos governos estadual e federal estejam cada vez mais limitados, a melhoria está sendo feita com recursos da própria Prefeitura”.

Para o prefeito Airton Garcia o próximo passo é a abertura de outra unidade de pronto atendimento (UPA). “Estamos trabalhando, pagando em dia os prestadores de serviço e agora esperamos a finalização de outro processo seletivo para a contratação de mais médicos de urgência e emergência para abrirmos outra unidade de pronto atendimento, o que também ajuda a Santa Casa”, disse o prefeito, lembrando que mesmo com todas as dificuldades, pagando mais de R$ 65 milhões de restos a pagar deixados pela administração passada, aumentou o investimento na saúde.

A Santa Casa de São Carlos, somando os recursos dos governos municipal, estadual e federal, já recebeu esse ano R$ 48.791.036,07, uma média de R$ 4.879.000,00 por mês.

(17/10/2017)

DOMINGO TEM FESTIVAL APANASC DE NATAÇÃO NA PISCINA DO LUISÃO


PDFImprimirE-mail
O tradicional Festival da Associação de Pais e Amigos da Natação de São Carlos (Apanasc) será realizado no próximo domingo (21), a partir das 9h, napiscina do estádio professor Luis Augusto de Oliveira (Luisão).

Durante toda a manhã o público poderá assistir provas de nado borboleta, costas, peito e crawl. Os atletas das equipes de competição também farão apresentações especiais. A Apanasc atende hoje, gratuitamente, 170 crianças pelo projeto social que desenvolve na faixa etária dos 7 aos 12 anos.

De acordo com a presidente da Apanasc, Viviane Simolini, a realização de festivais é importante para que os alunos iniciantes possam entender como funciona uma competição. “É uma ocasião em que eles aprendem o balizamento, a sequência de apitos para subir na baliza, para a largada e algumas regras básicas, além de possibilitar aos pais acompanhar o desempenho dos filhos”.

A Associação de Pais e Amigos da Natação de São Carlos tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Todos os alunos que participam do Festival recebem medalhas ao final das provas.

(17/10/2017)


sexta-feira, 6 de outubro de 2017

PREFEITURA INICIA BATALHA CONTRA OS CRIADOUROS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

PDFImprimirE-mail
A coordenação de Controle de Vetores da Vigilância Epidemiológica (Vigep) de São Carlos inicia na próxima segunda-feira (30), um trabalho de orientação e capacitação dos reeducandos que realizarão a limpeza dos cemitérios para o Dia de Finados. O objetivo é a eliminação de criadouros por meio de um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti nos cemitérios Nossa Senhora do Carmo e Santo Antonio de Pádua, durante todo o mês de outubro.

Nos dias 6 e 7 de novembro também será feito novamente o trabalho de varredura para a limpeza dos possíveis criadouros nos cemitérios. A grande dificuldade são os recipientes móveis e fixos presentes nos cemitérios.

“A gente não conta só com os criadouros que conseguimos tirar como o celofane, o prato, o vaso de flores, as flores de plástico que já estão se desfazendo, além de outros materiais, como floreiras fixas e vasos de bronze, por isso temos que analisar qual é o melhor produto para ser utilizado e ensinar os reeducandos, já que são eles que vão trabalhar nos cemitérios fazendo a remoção dos resíduos”, que explicou Denise Scatolini, instrutora da equipe de Combate a Endemias.

Situação Epidemiológica do município -São Carlos registra atualmente 23 casos positivos de Dengue, sendo 15 autóctones e 8 importados. De acordo com a VIGEP foram realizadas 833 notificações de casos suspeitos de Dengue, 46 de Chikungunya e 7 de Zica.

Denise Scatolini, que também é presidente do Comitê Municipal de Combate a Dengue e outras Arboviroses, informa que o vírus da Dengue está circulando na cidade. “Agora nós estamos no período pré-epidêmico, portanto as ações têm que ser intensificadas. Vamos intensificar o trabalho de mobilização nas escolas, da população em geral, e por meio da equipe de controle de vetores, vamos desenvolver ações especiais para o Dia de Finados. Todas essas ações são feitas para que a população de São Carlos não sofra uma epidemia no próximo ano”, enfatizou Scatolini.

Depois de algumas reuniões para definir como será a estratégia de combate a Dengue em 2017, o Comitê Municipal foi subdividido em três subcomitês: Vigilância Epidemiológica e controle de vetores, assistência aos pacientes com Dengue e outras arboviroses e mobilização social. Os subcomitês trabalham na definição das estratégias.

O professor Bernardino Geraldo Alves Souto, representante da UFSCar no Comitê Municipal de Combate à Dengue explica que a melhor estratégia para vencer o mosquito é a mobilização social. “Todos os órgãos públicos, secretarias municipais, e sociedade organizada precisam participar assiduamente das reuniões do Comitê porque tem uma série de trabalhos e encaminhamentos a ser feitos que dependem da participação de todos. Peço que as pessoas que são do Comitê de Combate à Dengue frequentem sistematicamente as reuniões, pois estamos tratando da saúde das pessoas, e isso precisa ser priorizado”, destacou Souto.

Bernardino Souto ressaltou, ainda, que o cidadão não pode somente cobrar do poder público, tem participar ativamente das ações.

A próxima reunião do Comitê foi marcada para o dia 30 de outubro, às 9h, no Paço Municipal, localizado na rua Episcopal, 1.575, no centro.

(06/10/2017)

LOBBE NETTO DESTINA R$ 600 MIL DE EMENDA PARLAMENTAR PARA ÁREA DE SAÚDE DE SÃO CARLOS

PDFImprimirE-mail
O deputado federal Lobbe Neto fez a entrega oficial na manhã desta sexta-feira (6), ao prefeito Airton Garcia e ao secretário municipal de Saúde, Caco Colenci, de dois veículos Renault Sandero.

Os recursos, no valor total de R$ 600 mil, foram destinados pelo deputado Lobbe Neto, por meio de emenda parlamentar, para a aquisição de veículos, equipamentos, móveis e computadores para a área da saúde.

O secretário municipal de Saúde, Caco Colenci, agradeceu o deputado pela destinação dos recursos. “O Lobbe sensível à área da saúde presenteou a nossa cidade com equipamentos públicos. Para nós é motivo de alegria e toda a Rede Municipal de Saúde agradece. A liberação desses dois veículos também vai nos ajudar na renovação da frota de veículos da saúde”, disse Caco Colenci.

“Todo mundo gosta de ganhar um presentinho e eu como representante de São Carlos não sou diferente. Fiquei muito contente com o presente e agradeço muito o deputado Lobbe Neto por estar ajudando a cidade”, disse o prefeito Airton Garcia.

“A área da saúde é uma das mais sensíveis e que tem mais demandas, portanto esses recursos vão melhorar os equipamentos da atenção básica. Independente do prefeito que está no cargo, o nosso papel é ajudar São Carlos, ajudar a população, a coletividade. Hoje comemoramos mais uma conquista para São Carlos”, disse o deputado federal Lobbe Neto.

Após a entrega das chaves dos veículos o prefeito Airton Garcia e o deputado Lobbe Neto, acompanhados dos secretários municipais Caco Colenci (Saúde), Reginaldo Peronti (Obras) e Mateus Aquino (Comunicação), visitaram as obras do Centro Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD III, no Jardim Botafogo.

O investimento é de R$ 1,3 milhões na construção do CAPS AD III que vai funcionar 24 horas com 8 leitos para acolher as pessoas usuárias de álcool e droga. A Secretaria Municipal de Saúde também contou com a ajuda do deputado Lobbe Neto, atendendo a um pedido do vereador Rodson Magno, junto ao Ministério da Saúde para a liberação do empenho para pagamento da obra.

Caco Colenci ressaltou que é uma importante unidade de saúde para atender a população. “Estamos organizando a saúde mental do município, são oito leitos no HU, 5 na Santa Casa e mais 8 leitos de atenção ao usuário de álcool e drogas, para reforçar a política pública municipal de saúde mental da cidade. Vamos organizar o modelo que será adotado para oferecer imediatamente o serviço à população”, enfatizou Caco Colenci.

O prefeito Airton Garcia lembrou que a construção do CAPS AD III representa mais uma infraestrutura da própria cidade para cuidar de pessoas que têm problemas com álcool e drogas. “Essas pessoas antes eram tratadas fora de São Carlos, porém quando a pessoa é tratada na própria cidade fica mais fácil porque a família está próxima. A nossa obrigação é melhorar a cidade e nós estamos caminhando neste rumo”, disse Airton Garcia.

(06/10/2017)

JOGOS DA PRIMAVERA: LA SALLE VENCE NA NATAÇÃO EM TODAS AS CATEGORIAS

PDFImprimirE-mail
A disputa continua acirrada entre as 34 escolas que estão participando dos 44º Jogos da Primavera 2017 e 15º Primavera Especial, competição organizada pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

As provas da natação foram realizadas na manhã da última quinta-feira (5), na piscina do estádio Prof. Luis Augusto de Oliveira (Luisão). Com a presença de professores, técnicos e os pais, as provas foram disputadas nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Infantil eJuvenil.

Na categoria Pré-Mirim o Colégio Diocesano La Salle ficou em 1º lugar, Colégio São Carlos (2º) e Oca dos Curumins (3º). Na categoria Mirim o La Salle também ficou com o 1º lugar, Oca dos Curumins (2º) e Sesi 106 (3º). Na categoria Infantil o primeiro lugar ficou com o La Salle, Sesi 106 (2º) e Oca (3º). No Juvenil o Colégio Diocesano La Salle também conquistou a primeira classificação.

Atletismo, Basquete, Damas, Futsal, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Karate, Tênis, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez são as outras modalidades que estão sendo disputadas, também nas categorias Pré-Mirim (nascidos em 06/07), Mirim(04/05), Infantil (03/02) eJuvenil(01/00/99).Pela categoria Kids (nascidos em 08/09) somente estão sendo disputadas provas de Atletismo, Futsal, Damas, Xadrez e Judô.

As provas adaptadas para pessoas com deficiência física, visual, mental e auditiva somente estão sendo disputadas nas modalidades de natação e atletismo nas categorias Mirim (13 anos), Infantil (14 a 18 anos)e Adulto (acima de 19 anos).

“Ano passado os Jogos da Primavera não foram realizados, retomamos a competição porque entendemos a importância desse evento esportivo para as escolas, já que essa é uma oportunidade para que todos mostrem o trabalho que desenvolvem na área, além de ser uma integração entre os alunos das diversas escolas”, disse Edson Ferraz, secretário municipal de Esportes e Lazer.

As provas na modalidade natação foram coordenadas pelo técnico esportivo Ricardo Colombo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

(06/10/2017)

TELEFÔNICA ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 23,4 MILHÕES EM SÃO CARLOS

PDFImprimirE-mail
Um grupo de empresários da Telefônica Brasil S.A durante visita ao prefeito Airton Garcia na tarde de quinta-feira (5), anunciou que a empresa vai iniciar neste mês a extensão de redes aérea e subterrânea da telefonia móvel, fixa e TV a cabo na cidade com transmissão por fibra ótica, um investimento de R$ 23,4 milhões.

Alcineu Garcia Vilela Júnior, diretor de articulação institucional no Estado de São Paulo da Telefônica explicou que a empresa está implantando em São Carlos rede de fibra ótica, última tecnologia da empresa, e vai permitir a população ter acesso a internet, futuramente TV a Cabo, e telefonia fixa com velocidade de até 300 megas.

A extensão inicial vai atingir 68% de cobertura da cidade, atender 77 mil domicílios mais as empresas e cobrir 91 bairros da cidade gerando no período de construção e operação 116 empregos (entre diretos e indiretos) e outros 152 no período de vendas e atendimento.

“Na segunda fase de implantação vamos chegar a 100% de cobertura na cidade. Iniciamos agora em outubro e a nossa previsão é fazer o lançamento até o dia 31 de dezembro. A TV vai demorar de 3 a 4 meses, por algumas questões técnicas. O que estamos trazendo aqui é a última geração de tecnologia em matéria de fibra ótica, a mesma tecnologia que já implantamos em São Paulo”, ressaltou Alcino Júnior.

(06/10/2017)

PREFEITURA DEVE REGULARIZAR TRANSPORTE COLETIVO POR MEIO DE DECRETO

PDFImprimirE-mail
Depois de comunicar ao Ministério Público a notificação da Transportadora Turística Suzano (Suzantur), para que o município pagasse subsídios referentes aos meses de janeiro até os dias atuais, e classificar a notificação como típica prática de coação no curso do processo, o chefe de gabinete da Procuradoria Geral do Município, Ademir Souza e Silva, anunciou na tarde desta quinta-feira (5), que a Prefeitura de São Carlos deve publicar nos próximos dias no Diário Oficial do Município um decreto para regulamentar a situação de intervenção no serviço de transporte coletivo urbano da cidade.

“Essa intervenção não quer dizer que a Prefeitura vai assumir o transporte, nem contratar motoristas, o decreto vai apenas regularizar a situação disciplinar, se a atual empresa quer sair da cidade tudo bem, é um direito dela. O decreto vai disciplinar até quando a atual empresa pode prestar o serviço e qual será a forma de substituição da atual concessionária do transporte coletivo”, disse Souza e Silva.

Segundo o chefe de gabinete da PGM a forma provavelmente será a abertura de uma nova licitação. “Como é um caso de extrema urgência e tipicamente uma calamidade pública, um caos que está se instalando no transporte público, provavelmente será contratada uma empresa de forma emergencial”, disse.

O chefe de gabinete da Procuradoria Geral do Município explica que para garantir isso convidou vários empresários do ramo de transporte para comparecer até São Carlos para que fosse explicado o problema que a cidade vive com o transporte coletivo, o que o município quer para o transporte coletivo e detalhes, como tipo de ônibus e serviço a ser oferecido.

“Atendemos empresários de oito a dez empresas do Estado de São Paulo, da capital, de cidades do interior, do Estado de Minas Gerais, do Estado do Rio de Janeiro e Paraná. Estamos tentando fazer o melhor para trazer a melhor empresa, com maior capacidade financeira técnica e em condições de oferecer um excelente serviço”, disse.

Souza e Silva diz que a Prefeitura está preparada. “Com o decreto vamos garantir que essa empresa continue até o dia que for necessário e se ela não cuidar a gente vai tomar outras providências legais. Nós não temos nenhuma carta na manga, nenhuma empresa definida, mas nós estamos tomando precauções para que as interessadas apresentem seus orçamentos, participem do certame e a melhor, que ofertar as melhores condições, mais ônibus novos, menor preço, enfim que oferecer melhores condições para o munícipe, possa prestar serviços na cidade”, finaliza o chefe de gabinete.

(05/10/2017)